Um canto de amor e esperança

Profissionais da saúde formam coro virtual e cantam para familiares dos doentes por covid-19. Gravação faz parte das ações de parceria entre Funarte e UFRJ

Médicos, enfermeiros, plantonistas, recepcionistas, equipe administrativa e todo o pessoal de apoio formam a incansável linha de frente da sociedade contra a covid-19. Como forma de reconhecimento e agradecimento por seu empenho, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ apresentam a campanha Cure o Mundo, com curadoria de sua Escola de Música. A ação é composta de um vídeo, em que as equipes de saúde de vários hospitais do Rio somam suas vozes formando um grande coro virtual e, em feitio de canção, enviam uma mensagem de otimismo para todos – e, em especial, para os familiares dos doentes da pandemia.

A ideia da ação surgiu quando Elaine Barros, Diretora Administrativa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC, da UFRJ, se recuperava ela mesma da covid-19, trabalhando de casa, e pensou no que poderia fazer para ajudar a amenizar o sofrimento de todos e incentivar, ainda mais, seus colegas da saúde. “Pensei na possibilidade de como unir minha grande paixão pela música às atividades junto aos hospitais e, então, me ocorreu montar uma ação musical de amor e esperança com a participação dos profissionais da linha de frente no combate à COVID-19, tanto da área administrativa quanto da área assistencial, e que fosse uma mensagem que pudesse tocar o coração das pessoas”, diz Elaine.

Ela conta que, de forma despretensiosa, entrou em contato com a Escola de Música da UFRJ. “A equipe da EM/UFRJ prontamente adotou a minha ideia e iniciaram o desenvolvimento de um trabalho belíssimo, superando todas as minhas humildes expectativas iniciais”, comemora. “Estou muito ansiosa pelo resultado final. Será uma linda mensagem dos hospitais da UFRJ para toda população”, diz a diretora, que é a coordenadora da ação.

O projeto começa com uma campanha interna nos centros de saúde participantes, para que seus profissionais que tenham interesse possam se inscrever para gravar suas participações. Da lista fazem parte o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG, o Instituto de Doenças do Tórax da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IDT, o Instituto do Coração Edson Saad – ICES, o Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IG, o Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA, a Maternidade Escola – ME, o Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ – IPUB.

Parceria pelas artes

A parceria entre a Funarte e a UFRJ se iniciou em 2020 com a criação de três projetos: Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, Sistema Nacional de Orquestras – SINOS e Um Novo Olhar, que serão lançados ao longo do ano. As iniciativas fazem parte do programa Funarte de Toda Gente e têm como objetivo democratizar e estimular a produção das artes e a diversidade cultural brasileira, de modo inclusivo, com a divulgação das múltiplas linguagens artísticas. Em princípio planejados para se desenvolverem com ações presenciais em diversas regiões do país, em razão da pandemia, os projetos foram reposicionados para plataformas online. Assim, videoaulas e outras capacitações, apresentações artísticas, pocket shows e palestras registradas em centenas de horas de vídeos e, também, como lives, estarão disponíveis para o público remotamente, além de material didático e inúmeras publicações.

Data 24/06/2020