Instituto do Coração Edson Saad (ICES)

O ICES - Instituto do Coração Edson Saad - foi instituído pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Sessão Especial de 27 de novembro de 2003. O novo Instituto Especializado resulta da reorganização de setores de excelência profissional em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular anteriormente ligados à Faculdade de Medicina.
Trata-se da expansão de uma unidade acadêmica de saúde, baseada em um novo modelo gerencial e conceitual, que precisa respeitar a sua tradição institucional mantendo a busca de um alto padrão de qualidade.
Este Instituto, resultado do sonho de muitos, e em especial do Professor Emérito Edson Saad, inicia suas atividades com capacidade e vigor para seguir construindo o novo, tendo como suas origens históricas, as disciplinas de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca dos Departamentos de Clínica Médica e Cirurgia Geral, respectivamente, da Faculdade de Medicina e os serviços de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Ainda em fase de organização de sua estrutura administrativa, funciona nas dependências do HUCFF utilizando os seguintes andares: Subsolo (Hemodinânica, Cintilografia Cardíaca, Eletrofisiologia Invasiva); 2º andar (Ambulatórios Geral e Especializado); 3º andar(SME - Serviço Médico especializado: Ecocardiografia, , Ergometria, Holter, TILT); 8º andar (Enfermarias Cardiologia, Enfermarias Cirurgia Cardíaca e Unidade Coronariana e Pós-operatório) e 12º andar (Centro Cirúrgico: Cirurgia Cardíaca). Além da Secretaria do ICES, administração e atividades acadêmicas (pós-graduação e pesquisa), que funcionam no 8º andar.

Site: www.ices.ufrj.br/

Ficha técnica:

Diretor: Mauro Paes Leme de Sá

Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, prédio do HUCFF, 8º andar Cidade Universitária.

Tel: (21) 39382629