Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS-CHS)

O Complexo Hospitalar e da Saúde da UFRJ (CHS-UFRJ) temo comprometimento de trabalho em rede das unidades de saúde da UFRJ, com a articulação dos serviços assistenciais, ensino, pesquisa e de extensão. As ações em rede estimulam a cooperação entre as unidades, o que favorece diálogo horizontal e, consequentemente, fortalece o CHS. Dentre estas ações em rede, uma discussão importante dentro do CHS é a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

De acordo com a Portaria nº2.915 de 2011 (Cap. I, Art.2), a ATS é um “processo contínuo de análise e síntese dos benefícios para a saúde e das consequências econômicas e sociais do emprego das tecnologias em saúde, considerando-se os aspectos de segurança, acurácia, eficácia, efetividade, custos, custo-efetividade, impacto orçamentário, equidade e impactos éticos, culturais e ambientais”. Neste contexto, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) tem como objetivo introduzir a cultura de ATS na rede hospitalar na tomada de decisão quanto à inclusão de novas tecnologias, à avaliação de tecnologias difundidas e ao uso racional.

A avaliação de tecnologias em saúde na UFRJ teve início com a criação do Núcleo Interinstitucional de Avaliação Tecnológica em Saúde em 2005, a partir do Processo nº 23079.042901/05-49.

- Quais são os objetivos do NATS-CHS-UFRJ?

1) Subsidiar, a partir do suporte técnico-científico, o processo de tomada de decisão para incorporação/aquisição de nova tecnologia e substituição/obsolescência do CHS-UFRJ.

2) Realizar Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) em saúde visando subsidiar o processo de busca ativa de tecnologias relevantes ao CHS e em desenvolvimento no âmbito da UFRJ, incluindo o seu ecossistema de inovação.

3) Realizar a capacitação e sensibilização dos atores de diferentes segmentos do CHS-UFRJ visando a formação de equipes de ATS no CHS-UFRJ.

4) Organizar eventos de divulgação da temática de ATS.

- Funcionamento do NATS-CHS-UFRJ

Em breve: As solicitações para avaliação da tecnologia em saúde deverão ser encaminhadas mediante o preenchimento de um formulário disponibilizado em link. O NATS CHS integra a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS).

Saiba mais:

R. Antônio Barros de Castro, 119, 3º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Complexo Hospitalar e da Saúde - CHS