Cure o Mundo, vídeo homenageia profissionais de saúdeCure o Mundo, vídeo homenageia profissionais de saúde

O vídeo “Cure o Mundo” é uma parceria do projeto Um Novo Olhar, desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pela UFRJ, por meio da Escola de Música, com os profissionais do complexo de hospitais da UFRJ. Uma homenagem a todos os profissionais da saúde e uma mensagem de esperança frente a pandemia do novo coronavírus.

canto

A ideia surgiu de uma conversa entre o coordenador do projeto, Marcelo Jardim, e a diretora administrativa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (UFRJ), Elaine Barros. A produção do vídeo ficou a cargo de Anacris Monteiro, da Ouro Verde Produções.

Para produzi-lo, foi aberto um processo de inscrição para os profissionais que trabalham nas unidades de saúde da UFRJ interessados. Os 17 profissionais inscritos foram, então, orientados a cantar a música escolhida para o vídeo a partir de um áudio base gravado por dois cantores. Eles puderam escolher o tipo de movimentação que iriam fazer e acessórios que usariam em cena. Cada um gravou seu vídeo individualmente, em sua casa ou local de trabalho. Todo o processo de produção, da inscrição à finalização, durou aproximadamente dois meses. A canção é uma versão para o clássico “Heal the world”, de Michael Jackson, com arranjo de Jules Vandystadt

Complexo Hospitalar

Além do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), maior hospital em volume de consultas no estado do Rio de Janeiro, compõem o complexo: Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), Maternidade Escola (ME), Instituto de Ginecologia (IG), Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), Instituto de Psiquiatria (Ipub), Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e Instituto do Coração Edson Saad (Ices).

Referência: http://musica.ufrj.br/index.php/comunicacao/posicionamento/ufrj/cure-o-mundo-video-homenageia-profissionais-de-saude

Data 24/09/2020